SÃO FRANCISCO DE SALES
Nasceu em Sabóia em 1567, primogênito de 13 irmãos; recebeu o doutoramento em leis aos 24 anos mas recusou uma brilhante carreira e decidiu estudar para ser sacerdote, apesar da oposição da família. Foi ordenado em 1563, tornando-se reitor em Genebra, na Suiça. Após foi para Chablais, um cantão suíço, onde foi pároco e trouxe de volta cerca de 8.000 calvinistas de volta à igreja católica.
Em 1599 foi indicado como bisco coadjutor de Genebra, tendo tornado-se bispo em 1602. Foi figura marcante durante a contra reforma e ficou famoso por sua sabedoria e ensinamentos.
Ele e Santa Joana Francisca de Chantal, de quem foi orientador espiritual, criaram a Ordem da Visitação, uma ordem religiosa contemplativa. Também fundou várias escolas e estabilizou a igreja na região. Foi também diretor espiritual de São Vicente de Paulo.
Faleceu em Lyon em 1622 e seus restos mortais encontram-se na igreja da Visitação, em Annecy.
Dois de seus escritos: "Introdução à Vida Devota", e "Tratado do Amor de Deus", são considerados clássicos espirituais. Foi beatificado no ano de sua morte e foi a primeira beatificação a ser formalizada na Basílica de São Pedro. Foi canonizado em 1655 pelo papa Alexandre VII e em 1877 foi declarado Doutor da Igreja pelo papa Pio IX. Em 1923 o papa Pio XI o declarou patrono da imprensa católica.
Em 1632 na exumação de seus restos mortais, seu corpo encontrava-se em perfeito estado e inclusive com elasticidade nos braços, e ao mesmo tempo uma fragrância doce emanava de seu túmulo.
"Onde estivermos podemos e temos que aspirar a uma vida perfeita". Assim escreveu ele no seu "Filotéia - Introdução à Vida Devota".
Escolhemos São Francisco de Sales para patrono deste blog, por tratar-se de alguém que durante seu ministério buscou levar a todos, de maneira simples e humilde, a conhecer mais e melhor a igreja e o próprio Cristo, o que também é nosso objetivo.
São Francisco de Sales, roga por nós e abençoa nosso trabalho evangelizador.
Salve Jesus! Salve Jesus! Salve Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário